O LIVRO ..

SEÇÃO “O LIVRO É O CAMINHO DA LIBERDADE”

Programa Flashes Sociais com TICA SOARES (TODAS AS SEXTAS).

O entrevistado :Marcos Roberto Fernandes Gurgel

Educador, Cientista Social, Pedagogo, Músico.

Ele é cara !!Amigo mil, inteligente , gente fina ..Um grande amigo ..de ontem, de hoje e de sempre

Livro: Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido.

Autor: Moacir Gadotti

“Como educador eu poderia escolher uma obra de Paulo Freire, Rubem Alves, entre tantos que me inspiram e me fazem refletir sobre o ato de ensinar e aprender.

Resolvi escolher o pequeno-grande livro “Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido, do Professor Moacir Gadotti.

O livro é leve, objetivo, crítico e esperançoso; provoca a alma de nós educadores e nos faz refletir sobre qual é o verdadeiro sentido de ser educador, qual é a boniteza de ser professor, o que se reflete no ato de ensinar-e-aprender, qual sentido e como realizar essa tarefa nos tempos atuais…

Ler esse livro é uma tarefa mágica para quem, como eu, acredita no que faz, no ato de ensinar-e-aprender. Moacir Gadotti foi professor por décadas e sem dúvidas um exemplo ímpar da boniteza de ser professor e poder inspirar a tantos outros.

Ser professor competindo com tantas fontes de informações, como as mídias sociais, por exemplo; ser professor diante de condições precárias; ser professor quando na escola entram a pobreza, a violência, o individualismo, a fome, o desemprego, o consumismo, a intolerância, a ausência de projetos de futuro, entre outros.

Sobre essas e outras questões o autor enfatiza que,

[…] ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores […] porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis.

Como também já destacou Paulo Freire, que a hist´riai é “tempo de possibilidades”, de “possibilidade coletiva”, ou seja, cabe a cada um e a todos nós, estar sempre em busca de ser mais.

Assim como Freire, Gadotti afirma que “ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, como educadores não podemos permitir que nossa alma adormeça e nos entregar à indiferença e aguardar nossa aposentadoria amparados apenas por lamentações.

Gadotti insiste em que não podemos perder a capacidade de sonhar, de extrair o potencial de vida em cada sala de aula, em cada grupo de alunos, e destaca que a boniteza de ser professor é dar nossa contribuição para transformar um mundo malvado e feio num mundo de justiça, solidário e sustentável.

Moacir Gadotti divide o livro (essa viagem mágica do entendimento do ensinar-e-aprender) em alguns capítulos que prefiro chamar de estações, como metáfora à viagem mágica:

1.      Porque ser professor?

2.      Crise de identidade, crise de sentido.

3.      Formação continuada do professor.

4.      Ser professor na sociedade aprendente.

5.      Aprender com emoção, ensinar com alegria.

6.      Educar para uma vida sustentável.

7.      Educar para um outro mundo possível.

8.      Ser professor, ser educador.

E como conclusão: Uma profissão insubstituível.

O livro é formidável e trata do ensinar-e-aprender com sentido, do papel do professor na escola formal, regular, mas também se destina a todas as pessoas que educam, e ao fazê-lo, semeiam, mesmo sem saber se essas sementes germinarão. Trata do esperançar na ação de busca e construção de um outro mundo possível, com justiça e fraternidade.”