ÂNGELA RODRIGUES ESCREVEU-JORNAL DE FATO-APLAUSOS !!!!
ARTE, EDUCAÇÃO E POESIA
Segunda-feira (21/02), a convite do Secretário de Educação de Caraúbas, meu amigo Francisco Antônio Alves, estive na terra das caraubeiras participando da abertura da Jornada Pedagógica 2022. Como é bom voltar ao lugar onde nos sentimos em casa! Ali, revendo amigos, ex-alunos, colegas professores, lideranças sindicais, políticos e artistas, da cidade e de outros lugares, senti-me literalmente abraçada pela esperança. Não é novidade para ninguém a paixão que sinto por aquela cidade e meu encanto aumenta quando participo de um evento que reúne no mesmo espaço professores, poetas, palhaços e dançarinos para falar de educação.
Sempre acreditei que a arte é uma grande aliada da educação. Um caminho que nos leva mais rápido ao conhecimento e nos faz “experienciar” o saber com mais alegria e prazer. Toda programação de abertura da jornada, cujo tema central é “As Competências Socioemocionais: Integralidade Humana Como Foco da Educação” nos convida a refletir sobre essa integração.
Foi emocionante ver as crianças desenhando esperança com suas coreografias cheias de espontaneidade e alegria, a Cia “Arte e Riso”, da cidade de Umarizal, dando um show de alegria e criatividade, o poeta Antônio Francisco levando sua mensagem de fé e confiança em um novo tempo através de seu cordel revestido de verdades cruas ditas com suavidade e beleza. Tudo isso coordenado pelo jovem poeta Guilherme Ramalho, um talento nato que desponta na cidade. O “menino” é bom de verdade, além de fazer o cerimonial em versos ainda recitou ao lado do grande mestre cordel.
Foi bom fazer parte desse seleto grupo de artistas. Reviver lembranças de minha caminhada como professora, líder estudantil e sindical. Ser anunciada como aquela que instituiu o Estatuto do Magistério em sua gestão como Secretária de Educação encheu-me de gratidão pelos companheiros que participaram comigo da construção daquele momento tão importante para toda categoria, alguns deles presentes ao evento e tive o prazer de abraça-los.
Creio que viver é isso. Plantar sementes. Muitos professores ali presentes foram meus alunos. O coração batia mais forte quando um ou outro se aproximava e dizia – você é minha inspiração. Que responsabilidade! Mal sabem eles que há muito eles superaram o mestre. São eles que estão ajudando a escrever outras histórias, lapidando saberes, transformando vidas. São os novos protagonistas e eu sou muito feliz por ter contribuído minimamente na formação de profissionais tão competentes.
No dia seguinte, nas redes sociais, emocionei-me ao ver na legenda das fotos a frase “a eterna tia Ângela” e encontrar várias mensagens de carinho no WhatsApp. Isso não tem preço e eu, que nos últimos dias tinha chorado tantas perdas, chorei de alegria e gratidão. Como não amar Caraúbas e sua gente generosa? Eles me presenteiam com uma noite maravilhosa e ainda me agradecem.
Obrigada a cada um de vocês que proporcionaram na noite do dia vinte e um de fevereiro um reencontro com meu eu sonhador. Ele estava meio perdido nos escombros das dores e medos. Assustado com tudo que tem visto e sentido nos últimos tempos, mas a receptividade, as lembranças vivas das lutas enfrentadas e vencidas, o esperançar brilhando nos olhos que me fitavam com carinho e respeito acordaram a mulher que nunca desistiu de si mesma, mas andava meio arredia.
Obrigada Caraúbas por me lembrar que de onde vim não existe espaço para recuo. Sigamos com fé e esperança em dias melhores. Francisco Antônio, nunca pensei que dizer sim ao seu convite me traria tanta energia, tanta paz. Sim, eu continuo acreditando em tudo que me trouxe até aqui!